quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Arte Ciência no Palco

Olá, mundo, nasce mais um blog!

Para iniciar, cabe fazer uma divulgação/homenagem a uma das melhores iniciativas de unir arte e ciência: o grupo Arte Ciência no Palco. Fundado em 1998, esse grupo de teatro tem como especialidade a representação dos personagens que fazem a Ciência, mostrando como são as pessoas que se angustiam, se alegram e duelam para realizar essa grande empreitada humana. Esse foco desmistifica a visão do cientista-genial-de-jaleco-branco, exibindo as muitas idas e vindas antes de se estabelecer um conhecimento, e os percalços que se teve que vencer para isso. A história da Ciência não é uma rota já traçada, afinal.



A melhor montagem que assisti do grupo é After Darwin. A peça narra a viagem de Darwin (Carlos Palma, à direita) no Beagle, capitaneado por Robert Fitzroy (Oswaldo Mendes, à esquerda), e também o esforço dos atores que interpretam a história, dirigidos por uma estrangeira (Vera Kowalska, aaahn, ao centro). Além das ocorrências da jornada ao redor do mundo, há as dúvidas de Darwin sobre a própria teoria (que demorou décadas para publicar), e como enfrentou a si e ao religioso Fitzroy, que considerava o naturalista um ingrato por usar da viagem para criar estes pensamentos hereges. Do lado dos atores, vemos um ator velho e a diretora lutando pela sobrevivência no palco, enquanto o outro ameaça abandoná-los e ir para uma série de TV.

É um bom espetáculo, com enredo envolvente, elenco coeso (Mendes e Palma estão juntos em todas as montagens, se não me engano) e boa técnica - o grupo preza por montagens mínimas, onde alguns detalhes diferenciam a locação dos personagens, ou a transição de personagens de um mesmo ator. Ao mesmo tempo, a história da fomentação da Teoria da Evolução é um bom exemplo do que os cientistas passam para fincar suas idéias, onde foi necessário uma longa coleta de evidências, grandes doses de crítica e auto-crítica para ser lançada, e mais ainda para se estabelecer.

O espetáculo não está atualmente em cartaz, mas o grupo costuma reencenar com freqüência . Fique atento ao site ou mande um e-mail pedindo para ser incluído na newsletter (acpcultural arroba uol.com.br).

Logo, críticas sobre as outras peças que assisti: Oxigênio e A Dança do Universo. Hasta!

Um comentário:

Bessa disse...

Cara, sou fãzérrimo do Arte e Ciência no palco. Acabei me tornando amigo da Monica Plöger (Pupila do Feyman/osvaldo Mendes em "E agora Dr. Feyman"). Quando fugi de Sampa "After Darwin" ainda não tinha estreiado, mas eles me chamaram para assistir um dos primeiros ensaios da peça e me lembro que corrigi cágados de Galápagos por Tartarugas de Galápagos. Na montagem eles corrigiram isto? Vou ficar muito satisfeito de ter contribuído se tiverem corrigido.